Pesquisar

Revisão da Vida Toda

O áudio que compartilhamos aqui é do Dr. Felipe Nicolau, especialista em direito trabalhista e presidente da Associação Brasileira dos Advogados do Povo (Abrapo).

Esse depoimento sobre a chamada “Revisão da Vida Toda”, foi veiculado no Programa Tribuna do Trabalhador, organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Construção (STICBH/MARRETA) em 12/03/2022.

No dia 250/02/2022 o ministro do STF, Alexandre de Moraes, deu voto favorável no julgamento sobre a tese da “Revisão da Vida Toda” dos aposentados, o que significaria que as ações na justiça de milhares de trabalhadores seriam julgadas procedentes e os aposentados com esse direito poderiam requerer seu benefício.

Significaria uma vitória após décadas de perdas.

O placar dessa votação, que teve 6 votos favoráveis contra 5 a favor dos aposentados seria divulgado no dia 9 de março. Mas no dia 8/03/2022, ao arrepio da lei, o ministro do STF, Nunes Marques, fez um “pedido de destaque” no julgamento, o que pode significar o seu cancelamento.

Segundo o regulamento do próprio STF, somente poderia apresentar esse destaque os ministros que participaram desse julgamento, o que não é o caso do ministro Nunes Marques.

Desse modo, foi aberto caminho para mais um ataque aos direitos dos trabalhadores brasileiros, e o governo atual já demonstrou seu interesse nesse sentido.

O Dr. Felipe Nicolau comparou essa manobra a um resultado de um jogo de futebol. Após o jogo, o juiz declara um time vencedor. Após o apagar das luzes, o resultado do jogo é anulado e ainda é marcada uma penalidade máxima favorável ao time antes perdedor. A bola é posta na marca do pênalti e o time antes vencedor não pode sequer postar um goleiro para se defender.

Clique AQUI para ouvir o importante depoimento do Dr. Felipe Nicolau sobre esse tema que é de interesse de todo movimento sindical e das classes trabalhadoras.

Últimas notícias:

Janeiro Branco: saúde mental também é direito do comerciário
14 jan

Janeiro Branco: saúde mental também é direito do comerciário

Janeiro Branco: saúde mental também é direito do comerciário Janeiro é tradicionalmente o mês de recomeços, reflexões e novos planos.

NOVIDADE! Em janeiro/2026 o Clube dos Comerciários estará aberto também às sextas!
19 dez

NOVIDADE! Em janeiro/2026 o Clube dos Comerciários estará aberto também às sextas!

Sextou no clube! Durante todo o mês de janeiro/2026, estaremos abertos às sextas-feiras pra você e sua família curtirem ainda

Retrospectiva do ANO DO CENTENÁRIO DO SECBHR
16 dez

Retrospectiva do ANO DO CENTENÁRIO DO SECBHR

Compartilhamos com os comerciários e comerciárias de Belo Horizonte e Região a Retrospectiva de um ano intenso de muito trabalho

Utilização do trabalho em feriados autorizados em CCT
19 nov

Utilização do trabalho em feriados autorizados em CCT

Utilização do trabalho em feriados autorizados em CCT O SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS DE BELO HORIZONTE E REGIÃO - SECBHR, inscrito

  • Atendimento em horário comercial.