Na manhã de 25/9/2025, a diretoria do Sindicato dos Comerciários promoveu uma reunião para debater a Tarifa Zero em Belo Horizonte e seus impactos para os comerciários e para a cidade.
Tivemos o prazer de receber o professor da UFMG Roberto Andrés e o economista André Veloso, idealizadores do movimento Tarifa Zero em Belo Horizonte, e também um representante do gabinete da vereadora Iza Lourença.
O Professor Roberto Andrés fez uma apresentação demonstrando, com dados concretos, os benefícios do projeto Tarifa Zero em diversas cidades brasileiras onde ele já é uma realidade. Foi demonstrado o impacto positivo para o comércio, com um crescimento médio nas vendas de até 30% nas cidades que adotaram a Tarifa Zero nos transportes coletivos urbanos.
Também foi demonstrado como o atual sistema de transporte público em Belo Horizonte se encontra em uma situação insustentável, demandando um subsídio da ordem de quase R$600 milhões anuais dos cofres públicos e previsão que esse subsídio ultrapasse os R$800 milhões no próximo ano.
Durante a apresentação, o professor Roberto e o economista André apontaram como o projeto é possível e pode se sustentar com recursos oriundos de empregadores – sejam eles dos setores privados ou públicos – que possuam mais de 9 funcionários com vínculo empregatício comprovado. Ao invés de descontar os 6% correspondentes ao transporte desses funcionários e arcar com o restante do valor correspondente ao transporte desses funcionários, as empresas com mais de 9 colaboradores passariam a pagar uma taxa para custear a Tarifa Zero, taxa essa que se aproxima ao valor que atualmente ela já destina ao transporte dos seus funcionários, e em contrapartida deixará de descontar os 6% dos seus colaboradores.
Já as empresas que possuem menos de 9 colaboradores estarão isentas de pagar essa taxa e em contrapartida deixarão de descontar os 6% dos seus funcionários.
Desse modo, todos que usufruem do transporte coletivo urbano serão beneficiados. A cidade é beneficiada, e consequentemente o comércio é beneficiado com o aumento da circulação de pessoas e consumidores na cidade.
O Presidente do SECBHR, João Periard, ressaltou que é necessário conversar com a cidade e demonstrar que com o Tarifa Zero é a sociedade que sai ganhando.
Ganham os empresários, com a maior circulação de pessoas e consumidores na cidade e com a economia gerada aos seus funcionários, que deixando de ter os 6% do transporte descontados dos salários, poderão utilizar esse dinheiro para seu consumo, fazendo a economia girar.
Ganham os trabalhadores e suas famílias, ampliando suas possibilidades de se deslocar na cidade seja para o trabalho, para o estudo, para acessar o sistema de saúde, fazer compras, para frequentar praças e parques, ir a eventos culturais, visitar parentes, exercitar a vida religiosa, etc.
Ganha a cidade, com a maior ocupação dos espaços públicos. Com a Tarifa Zero e a consequente melhoria do sistema de transporte público, a segurança dos comerciários e comerciárias que saem do trabalho à noite aumentará e, consequentemente, com a melhoria do transporte público à noite e nos horários entre os picos, a segurança dos estabelecimentos comerciais melhorará.
Todos a sessão de votação do projeto Tarifa Zero!
A Tarifa Zero ajuda não só a melhorar o acesso da população ao transporte, mas ajuda a melhorar a própria estrutura de transporte público. Atualmente, Belo Horizonte tem uma das passagens mais caras de ônibus do país. A Tarifa Zero ajuda a ressignificar a cidade e a relação entre as pessoas.
Por isso, o Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte e Região apoia do Busão 0800 em BH.
Há uma previsão de votação do projeto Tarifa Zero na Câmara dos Vereadores de BH no dia 3 de outubro e o Sindicato dos Comerciários estará presente juntamente com outras entidades e a sociedade somando forças pela aprovação deste importantíssimo projeto. Ocorrerão sessões na Câmara nos dias 1º, 2 e 3 de outubro e a mobilização dos trabalhadores e da sociedade como um todo é muito importante para a aprovação do projeto.
Convocamos todos e todas para nos unirmos e comparecer em peso na Câmara Municipal nos dias 1º, 2 e 3 de outubro de 2025 a partir das 13:00.
Clique aqui para saber como chegar na Câmara Municipal de BH
Convocamos também todos que conhecerem um vereador, um assessor de vereador, que entrem em contato e cobrem seu posicionamento sobre o Tarifa Zero. Precisamos de mais de 28 votos favoráveis ao projeto para avançar para essa conquista.
Essa luta é de todos nós!
Para saber mais sobre o Projeto Tarifa Zero e acompanhar as notícias do movimento, acesse os links:
https://www.instagram.com/tarifazerobh/