Pesquisar

Secretário do SECBHR conversa com Érica Hilton, autora da PEC pelo fim da Jornada 6×1

O protagonismo dos Comerciários na regulamentação da jornada de trabalho para todas as categorias profissionais brasileiras está gravado na história. A atuação contra as jornadas abusivas já era vista  em 1932, quando a mobilização da categoria impulsionou a conquista da carga horária de 48 horas semanais, no Governo Getúlio Vargas. Depois, em 1967, a categoria teve destacada presença na campanha pela redução da jornada de trabalho para 44 horas semanais no comércio de Belo Horizonte, que, novamente, apontou o caminho para outras categorias profissionais em 1988, na Assembleia Nacional Constituinte. Em 2025, os Comerciários de Belo Horizonte levantam a bandeira contra a escala 6×1, pois a classe está entre as que mais trabalham no país.

Érica Hilton entre Everton Ferreira (E) e o Advogado Wagner Viana, do SECBHR

O Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte e Região (SECBHR) tem atuado em campanhas em nível local e nacional que visam reduzir a jornada de trabalho, como a campanha pelo fim da jornada 6X1. Recentemente, Everton Ferreira esteve em Brasília e visitou a deputada federal Érica Hilton (PSOL-SP), autora da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) pelo fim da escala 6×1, que já tramita na Câmara Federal.

Em nome de João Periard, presidente do SECBHR, Everton Ferreira conversou com a deputada no plenário da Câmara e relatou os os diversos problemas relacionados à exaustiva jornada de trabalho no comércio, que incluem baixos salários e dificuldades na mobilidade urbana e segurança pública. Periard também é Secretário Nacional dos Comerciários da União Geral dos Trabalhadores (UGT).

João Periard, presidente do SECBHR, com a vereadora Iza Lourença, do PSOL, na Praça Sete, ponto central da capital Belo Horizonte

 

MAIS QUALIDADE DE VIDA

O sindicalista argumentou que a redução da jornada trará mais qualidade de vida para os comerciários. “Com mais tempo livre, o comerciário e a comerciária terão se dedicar ao convívio familiar, ao lazer e aos estudos,  melhorando a saúde física e mental.

A deputada disse a Everton Ferreira que sua PEC vai mostrar se o interesse político e responsabilidade da Câmara com a vida dos trabalhadores brasileiros. “Vamos trabalhar duramente pela aprovação dessa proposta”, afirmou a parlamentar.

40 HORAS SEMANAIS – Outro Projeto de Lei que está em tramitação no Congresso Nacional foi apresentado pela deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS). A proposta propõe reduzir a jornada semanal dos Comerciários de 44 para 40 horas, além de estabelecer dois dias consecutivos de descanso remunerado, superando a escala 6×1.

 

PLEBISCITO POPULAR

Os Comerciários de BH abraçaram a campanha do movimento Vida Além do Trabalho (VAT) e reforçam o Plebiscito Popular “Por um Brasil Mais Justo”. O referendo, que colhe assinaturas pelo fim da Escala 6×1 em barracas itinerantes, também quer taxar os super-ricos na proporção do que ganham e que paguem mais imposto de renda.

A votação vai além de uma simples consulta, sendo um chamado em defesa dos direitos populares e por um Brasil forte e soberano. Os Comerciários (as), podem votar campanha do Plebiscito Popular na urna fixa que está na sede do SECBHR (Rua dos Tupinambás, 1045), no Centro de BH.

O voto ainda pode ser feito através do site do SECBHR – comerciariosbh.org.br -, ou pelo link https://plebiscitopopular.votabem.com.br/?id=10946GC2645, pelo computador, notebook e até mesmo pelo telefone celular.

Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)

Últimas notícias:

COMUNICADO DE RECESSO E FÉRIAS COLETIVAS
19 dez

COMUNICADO DE RECESSO E FÉRIAS COLETIVAS

COMUNICADO DE RECESSO E FÉRIAS COLETIVAS ⚠️ Atenção, associados! O Sindicato dos Comerciários entrará em recesso para recarregar as energias

Retrospectiva do ANO DO CENTENÁRIO DO SECBHR
16 dez

Retrospectiva do ANO DO CENTENÁRIO DO SECBHR

Compartilhamos com os comerciários e comerciárias de Belo Horizonte e Região a Retrospectiva de um ano intenso de muito trabalho

Utilização do trabalho em feriados autorizados em CCT
19 nov

Utilização do trabalho em feriados autorizados em CCT

Utilização do trabalho em feriados autorizados em CCT O SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS DE BELO HORIZONTE E REGIÃO - SECBHR, inscrito

FÉRIAS COLETIVAS – Procedimento para protocolo junto ao SECBHR
17 nov

FÉRIAS COLETIVAS – Procedimento para protocolo junto ao SECBHR

Uma conquista histórica A conquista do direito às férias no Brasil tem origem na intensa mobilização dos trabalhadores, com destaque

  • Atendimento em horário comercial.