Pesquisar

Sindicato dos Comerciários de BH reverencia os mortos na Chacina de Unaí, 21 anos depois

O presidente do Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte e Região (SECBHR), João Periard, diretores e advogados compareceram ao ato, realizado na manhã de 28/1, na Sala 28 de Janeiro da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais (SRTE-MG), numa reunião de familiares, autoridades e representantes de entidades para reverenciar a memória das vítimas da Chacina de Unaí, ocorrida em 28 de janeiro de 2004.

O evento teve a promoção do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait) e da SRTE-MG e homenageou os auditores fiscais Nélson José da Silva, João Batista Soares Lage e Eratóstenes de Almeida Gonçalves, além do motorista Aílton Pereira de Oliveira, foram emboscados na região rural de Unaí (MG) e assassinados durante uma fiscalização contra o trabalho análogo à escravidão.

A tragédia, ocorrida há 21 anos, motivou a criação do Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, celebrado em 28 de janeiro, e impulsionou a fiscalização do trabalho escravo no Brasil, ainda considerada insuficiente pelos auditores fiscais. O crime foi encomendado pelos fazendeiros Norberto Mânica, Antério Mânica e José Roberto de Castro, que contrataram pistoleiros para executar a chacina.

CULTO EM NOME DA UNIÃO

Um culto ecumênico deu início ao ato, reuniu líderes religiosos das religiões católica, evangélica e de matriz africana, que representaram a união na luta por justiça e pelo fim do trabalho escravo no Brasil. A cerimônia foi dirigida por Carlos Calazans, Superintendente do MTE, que era o Delegado Regional do Trabalho na época do triste acontecimento. A persistência de Calazans foi destacada pelo Vice-Presidente do SECBHR, José Alves Paixão, por nunca desistir de buscar a condenação judicial dos mandantes do crime.

Também o filho do motorista Aílton Pereira de Oliveira resgatou a presença do Superintende em todos os momentos da investigação, ao levar à família o desenrolar dos acontecimentos. A mulher e os dois filhos de Aílton Estavam presentes no ato, assim como na placa que dá nome à sala e homenageia os profissionais assassinados.

Noberto Mânica, foi preso nesta quarta-feira (15) em Nova Petrópolis, cidade da serra gaúcha. Ele foi sentenciado em 2023 a 64 anos de prisão pelos crimes de homicídio qualificado e formação de quadrilha. Segundo a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, o condenado tentou ocultar a identidade, mas foi reconhecido e preso em seguida. O irmão dele, Antério Mânica, ex-prefeito de Unaí, também foi condenado e preso em 2023.

José Alves Paixão, Vice-presidente do SECBHR, destacou a persistência de Carlos Calazans, titular da SRTE-MG

COMERCIÁRIOS PRESENTES

João Periard, que também é Secretário Nacional dos Comerciários da União Geral dos Trabalhadores (UGT), destacou a importância de oferecer melhores condições de trabalho para os servidores do Ministério do Trabalho, especialmente aos Auditores-Fiscais.

Para o líder sindical, a Chacina de Unaí sempre será um símbolo de como os servidores públicos ainda ficam vulneráveis diante da pressão dos poderosos que atuam em todo o território nacional e procuram impor sua vontade através da prática da intimidação e da agressão.

Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)

Últimas notícias:

Janeiro Branco: saúde mental também é direito do comerciário
14 jan

Janeiro Branco: saúde mental também é direito do comerciário

Janeiro Branco: saúde mental também é direito do comerciário Janeiro é tradicionalmente o mês de recomeços, reflexões e novos planos.

NOVIDADE! Em janeiro/2026 o Clube dos Comerciários estará aberto também às sextas!
19 dez

NOVIDADE! Em janeiro/2026 o Clube dos Comerciários estará aberto também às sextas!

Sextou no clube! Durante todo o mês de janeiro/2026, estaremos abertos às sextas-feiras pra você e sua família curtirem ainda

Retrospectiva do ANO DO CENTENÁRIO DO SECBHR
16 dez

Retrospectiva do ANO DO CENTENÁRIO DO SECBHR

Compartilhamos com os comerciários e comerciárias de Belo Horizonte e Região a Retrospectiva de um ano intenso de muito trabalho

Utilização do trabalho em feriados autorizados em CCT
19 nov

Utilização do trabalho em feriados autorizados em CCT

Utilização do trabalho em feriados autorizados em CCT O SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS DE BELO HORIZONTE E REGIÃO - SECBHR, inscrito

  • Atendimento em horário comercial.