Pesquisar

Abaixo a escala 6×1 e o PL 851! Comerciários em luta pela redução da jornada!

Os Comerciários carregam em sua história o pioneirismo na luta pela redução da jornada de trabalho.

Foi a grade batalha de 1932 que teve os Comerciários em sua linha de frente que conquistou a jornada de 8 horas.
Foi a luta dos trabalhadores que conquistou direitos históricos como a cesta básica, a regulamentação da jornada de trabalho, licença maternidade e paternidade, o 13º salário, etc. Nada veio de mão beijada ou de forma fácil.

Com as reformas trabalhista e previdenciária, impostas em 2017, esses direitos históricos foram brutalmente atacados. Para tentar minar a resistência dos trabalhadores, a reforma trabalhista visou, inclusive, a forma de sustentação dos sindicatos, com o objetivo de enfraquecer a resistência a implantação das medias anti-trabalhistas.

Seguimos firmes, lutando e resistindo, trabalhando pela unidade de ação nas lutas dos trabalhadores, participando de fóruns de debate, articulando com frentes parlamentares. Não tem sido fácil. A própria democracia tem sido alvos constantes de ataques em nosso país e, a duras penas, os trabalhadores seguem resistindo e defendendo seus direitos.

Nos últimos dias, o fim da jornada 6×1 ocupou o centro da pauta de debates em nosso país.
O Sindicato dos Comerciários de BH e Região se posiciona firmemente ao lado dos trabalhadores nessa luta contra a jornada 6×1 e em defesa do direito de descanso, convivência familiar, lazer, exercício da vida religiosa e outras atividades para os comerciários e demais categorias.

Nossa categoria em particular, em Belo Horizonte, tem sido alvo de ataques e medidas como o famigerado PL 851, conhecido como PL da escravidão, que tem como objetivo liberar o funcionamento do comércio 24hs ao arrepio da legislação e da CCT.
Já derrotamos uma vez esse projeto e a mobilização dos comerciários o derrotará novamente e somaremos todos nossos esforços na luta pelo fim da jornada 6×1.

  • Atendimento em horário comercial.