Votação foi adiada e a mobilização continua
O Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte e Região cumprimenta cada comerciário e comerciária que atendeu a convocação para protestar, mais uma vez, contra o Projeto de Lei 851/2024, o PL da escravidão no comércio.
Sob o discurso de “desenvolvimento econômico”, o autor do PL 851, o vereador Irlan Melo, quer impor o funcionamento 24 horas do comércio em Belo Horizonte, retirando direitos convencionados e Ferindo a Legislação Municipal visando acabar com feriados com o do Dia do Comerciário e do Carnaval.
Nossa combativa manifestação expôs toda a insatisfação dos comerciários e da população, que desde o início foram desrespeitados.
Mais uma vez dissemos NÃO a retirada de direitos por esse PL que tramita ao arrepio da lei, da segurança dos comerciários e dos consumidores e da mobilidade urbana.
Diante de uma Câmara lotada, com faixas e comerciários conscientes de seus direitos e temendo mais uma derrota, pois esse PL já foi derrotado no ano passado quando tinha a designação de PL 467, o autor do PL 851 adiou a votação.
DESRESPEITO!
O vereador Irlan Melo chegou a tentar responsabilizar a mobilização dos comerciários pelo adiamento.
COVARDIA!
“Esse tipo de projeto assim não vai passar nessa Casa. Imagina não ter descanso. Domingo, dia do culto, da igreja, da família. Não é dia de trabalhar não. […] Esse projeto de lei não deve continuar, porque prejudica uma classe. Não é possível fazer do comércio uma escravidão”, declarou o vereador Preto (União Brasil) ao jornal O Tempo.
MAIS UMA VEZ, AGRADECEMOS AOS VEREADORES QUE BUSCARAM O DEBATE DEMOCRÁTICO, VIERAM CONVERSAR CONOSCO, COMPREENDERAM O QUÃO NOCIVO É O PL 851 E SE POSICIONARAM FIRMEMENTE CONTRA ELE, DERROTANDO-O QUANDO SE CHAMAVA PL 467 EM 2023 E SEGUEM FIRMES NA POSIÇÃO CONTRA O PL 851.
ATENÇÃO COMERCIÁRIOS,
Estamos em período eleitoral e todos estão vendo de que lado cada vereador, e de que lado cada candidato está se posicionando.
Quem está se posicionando ao lado da população que precisa de segurança e mobilidade para circular na cidade e quem está do lado da insegurança da população com o único objetivo de defender o lucro de um pequeno grupo.
Quem está se posicionando do lado da legislação, e quem está contra.
Quem está do lado do direito de descanso e do convívio familiar e exercício religioso dos comerciários e quem está contra.
Quem está do lado da Convenção Coletiva e dos direitos dos comerciários e quem está contra.
Quem está do lado da segurança dos estabelecimentos comerciais, do seu crescimento econômico e do bem estar e segurança de comerciários e consumidores e quem está contra.
Quem está do lado da mobilidade urbana, da segurança e das condições de trabalho dos motoristas e trabalhadores rodoviários e passageiros sejam eles comerciários ou consumidores e quem está contra.
Quem está a favor da escravidão no comércio e quem está contra!
Todos estão atentos a isso e OS COMERCIÁRIOS ESTÃO MOBILIZADOS.
CONVOCAREMOS OS COMERCIÁRIOS PARA NOVO PROTESTO ASSIM QUE FOR MARCADA NOVA DATA PARA A VOTAÇÃO. ATÉ LÁ VAMOS NOS ORGANIZAR E AMPLIAR NOSSO PROTESTO.
Com o adiamento de 13/08/2024, não haverá nova votação do PL 851 no mês de agosto.
DEVEMOS CONTINUAR ATENTOS, UNIDOS E MOBILIZADOS.
COMERCIÁRIOS E POPULAÇÃO UNIDOS EM DEFESA DOS DIREITOS!
NÃO A ESCRAVIDÃO NO COMÉRCIO!
NÃO AO PL 851!