Há 91 anos, mais de 40 mil trabalhadores, sendo grande parte deles comerciários, tomaram as ruas do Rio de Janeiro em defesa da jornada de 8 horas de trabalho.
Esta grande manifestação, realizada em 29 de outubro de 1932 escreveria uma das mais importantes histórias da luta dos comerciários no Brasil e ficou registrada como um grande acontecimento em prol dos direitos trabalhistas.
Nem a chuva que fustigou a capital fluminense foi capaz de arrefecer o ímpeto dos manifestantes, que realizaram um vigoroso movimento de “fecha-fecha” que cerrou as portas de todo o comércio da área central do Rio de Janeiro. Uma multidão com faixas e cartazes exigindo as 8 horas de trabalho tomou a Avenida Rio Branco.
O protesto dirigiu-se ao palácio do Catete, sede do governo federal à época, onde os manifestantes foram recebidos pelo então Presidente Getúlio Vargas, que atendendo às reivindicações dos trabalhadores, assinou o Decreto de Lei nº 4.042, de 29 de outubro de 1932, determinando a jornada de trabalho para 8 horas por dia e o repouso remunerado aos domingos para os comerciários.
Na manhã de 30 de outubro as capas dos principais jornais do país estamparam em suas manchetes este dia de triunfo para os comerciários.
A partir dessa grande conquista, o 30 de Outubro, foi incorporado às tradições dos sindicatos de comerciários em todo o país e passou a ser celebrado como marco histórico da luta de nossa grande categoria.
Resgatar as bandeiras de 29 de outubro de 1932 não é viver do passado, mas compreender que o presente e o futuro são construídos com a união e luta.
Estes acontecimentos históricos se revestam de grande atualidade e nos dão grandes lições para este momento em que os trabalhadores tem sofrido um verdadeiro calvário em consequência da retirada sistemática de direitos históricos conquistados em décadas de lutas.
Desde a Secretaria dos Trabalhadores no Comércio da União Geral dos Trabalhadores (UGT) conclamamos os mais de 10 milhões de comerciários brasileiros: conheçamos e honremos nossas tradições de luta, sigamos o exemplo da histórica jornada de lutas de 1932!
Saudamos cada comerciária e cada comerciário de nosso país por seu dia reforçando nosso compromisso de seguirmos firmes na luta pela reconquista dos direitos mutilados e retirados, pela defesa e ampliação dos direitos assegurados e rumo a novas conquistas!
Por fim, em nome de nosso Presidente da União Geral dos Trabalhadores, Ricardo Patah, saudamos os sindicatos filiados à UGT e os demais sindicatos de comerciários. Temos enormes desafios pela frente e muito reconstruir, reconquistar e avançar.
Sigamos unidos, mobilizados e atuantes em defesa dos direitos de nossa grande categoria!
Um forte abraço!
João Pedro Periard
Presidente do Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte e Região
Secretário Nacional dos Trabalhadores no Setor do Comércio – UGT