Pesquisar

Superintendente do Trabalho, Carlos Calazans, visita o Sindicato dos Comerciários de BH e Região

Na manhã de 10 de abril, o Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte e Região (SECBHR) recebeu o recém-nomeado Superintendente regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais, Carlos Calazans, em sua sede.

Carlos Calazans foi incumbido, pela segunda vez, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para chefiar o mais alto posto de representação do Ministério do Trabalho em Minas Gerais e elegeu o Sindicato dos Comerciários de BH e Região como primeira entidade sindical a ser visitada após sua nomeação.

Carlos Calazans falou aos diretores do Sindicato e convidados, entre eles representantes da FECOMERCIÁRIOS (Federação dos Empregados no Comércio e Congêneres do Estado de Minas Gerais), Sindicato dos Comerciários de São João Del Rei, Comerciários de Barbacena, ASCOAP (Associação dos Comerciários Aposentados e Pensionistas de Belo Horizonte) e Sindicato dos empregados em Bares e Restaurantes de Belo Horizonte.

Em sua fala, Carlos Calazans agradeceu pela recepção organizada pelo SECBHR recordando-se de lutas históricas em defesa dos trabalhadores desde o início de sua militância Sindical, algumas delas ombro a ombro ao presidente do Sindicato João Pedro Periard e ao vice-presidente José Alves Paixão. Recordou a primeira vez em que atuou à frente da então Delegacia Regional do Trabalho, dos avanços e dificuldades enfrentadas, recordando-se da execução dos fiscais do trabalho em Unaí, no ano de 2004, sob sua jurisdição.

Carlos Calazans falou ainda das sucessivas retiradas de direitos trabalhistas ocorridas nos últimos anos e das dificuldades enfrentadas pelo Ministério do Trabalho e do processo que classificou como “retomada do Brasil”, com a recente eleição de Lula e dos desafios dos dias atuais para colocar novamente em pauta questões como a defesa dos direitos trabalhistas, a defesa e fortalecimento do próprio Ministério do Trabalho e as tarefas urgentes de desenvolver uma campanha em todo o estado pelo fortalecimento dos sindicatos “como primeira porta de salvaguarda do trabalhador e seus direitos”.

Calazans ainda falou de iniciativas a serem tomadas urgentemente pela Superintendência, como a criação de agendas com o governo estadual e outras autoridades para debater a “inaceitável primeira posição ocupada por Minas Gerais em trabalho escravo no país”. “É preciso debater e convencer as autoridades do estado que isso não é possível e aceitável” – destacou Calazans.

Carlos Calazans ainda assinalou duas datas próximas:

O dia 17 de abril, data em que tomará posse como Superintendente Regional do Trabalho. E o dia 28 de abril: Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. No dia 28/04/2023, a Superintendência Regional do Trabalho promoverá um seminário na Assembleia Legislativa de MG para debater o tema juntamente com fiscais e a sociedade.

O presidente do Sindicato dos Comerciários de BH e Região, João Periard, destacou que nesse dia (10/04/2023), em que completaram-se 100 dias de governo Lula, a presença do Superintendente tem um importante significado e que isso deve resultar em uma atuação ainda mais forte do sindicato para avançar na defesa e ampliação dos direitos dos comerciários.

Os dirigentes sindicais dos sindicatos de comerciários presentes destacaram, na ocasião, a importância das mulheres na categoria, que em vários segmentos representam número superior ao de homens e que merecem atenção e reconhecimento por seu papel, sua luta e empenho do movimento sindical na defesa dos seus direitos. Também foi levantado o tema das condições de trabalho e doenças do trabalho que pesam sobre a categoria. Diretores do sindicato se recordaram do histórico das lutas por melhores salários e por direitos elementares, como o acesso dos trabalhadores de shopping centers a água potável. Somente com muita luta, mobilizações e ações sindicais foram conquistadas adequações necessárias para o exercício da profissão e a aplicação das Normas Regulamentadoras.

Os diretores do SECBHR e demais presentes saudaram a presença do Superintendente Carlos Calazans e destacaram a necessidade de manterem-se unidos e mobilizados para seguir avançando.

**CLIQUE NAS FOTOS DA GALERIA ABAIXO PARA VER

Últimas notícias:

Janeiro Branco: saúde mental também é direito do comerciário
14 jan

Janeiro Branco: saúde mental também é direito do comerciário

Janeiro Branco: saúde mental também é direito do comerciário Janeiro é tradicionalmente o mês de recomeços, reflexões e novos planos.

NOVIDADE! Em janeiro/2026 o Clube dos Comerciários estará aberto também às sextas!
19 dez

NOVIDADE! Em janeiro/2026 o Clube dos Comerciários estará aberto também às sextas!

Sextou no clube! Durante todo o mês de janeiro/2026, estaremos abertos às sextas-feiras pra você e sua família curtirem ainda

Retrospectiva do ANO DO CENTENÁRIO DO SECBHR
16 dez

Retrospectiva do ANO DO CENTENÁRIO DO SECBHR

Compartilhamos com os comerciários e comerciárias de Belo Horizonte e Região a Retrospectiva de um ano intenso de muito trabalho

Utilização do trabalho em feriados autorizados em CCT
19 nov

Utilização do trabalho em feriados autorizados em CCT

Utilização do trabalho em feriados autorizados em CCT O SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS DE BELO HORIZONTE E REGIÃO - SECBHR, inscrito

  • Atendimento em horário comercial.