Pesquisar

FÉRIAS COLETIVAS – Procedimento para protocolo junto ao SECBHR

Uma conquista histórica

A conquista do direito às férias no Brasil tem origem na intensa mobilização dos trabalhadores, com destaque para o protagonismo dos comerciários, que desde o início do século XX denunciavam as jornadas exaustivas e a ausência de descanso anual. Um marco decisivo dessa luta foi a chamada “Lei de Férias”, uma reivindicação histórica dos trabalhadores e movimento sindical brasileiro, decretada em 30 de outubro de 1926 pelo presidente Arthur Bernardes, sob o Decreto nº 17.496 e publicada no Diário Oficial da União em 27 de janeiro de 1927. A conquista foi amplamente celebrada pela União dos Empregados do Comércio de Belo Horizonte — que era como o Sindicato dos Comerciários de BH e Região era denominado nos anos de sua fundação — reforçando a força organizativa da categoria na consolidação de direitos sociais fundamentais.

Décadas depois, a luta sindical continuou a ampliar e fortalecer essa conquista, como a luta pela jornada de 8 horas e sua promulgação na década de 1930 e com a Constituição Federal de 1988, que deu aos trabalhadores a garantia não apenas a manutenção das férias anuais remuneradas, mas também o adicional constitucional de um terço (1/3) do salário, reconhecimento direto de que o descanso deve vir acompanhado de condições materiais para proporcionar real recuperação física e social. Esses avanços mostram que cada direito é fruto da mobilização coletiva e que sindicatos fortes e atuantes.

 

Procedimento para protocolo junto ao SECBHR

O Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte e Região (SECBHR) disponibiliza orientações para a correta formalização do protocolo de férias coletivas, em conformidade com os arts. 139 e 140 da Consolidação das Leis do Trabalho e com as diretrizes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Para a regular concessão de férias coletivas, o empregador deve observar o prazo legal mínimo de quinze dias previsto no art. 139, § 2º, da CLT, comunicando ao órgão local do Ministério do Trabalho e Emprego as datas de início e término das férias, com indicação dos estabelecimentos ou setores abrangidos. Em igual prazo, deve ser encaminhada cópia da comunicação ao sindicato da categoria profissional e providenciada a afixação do aviso correspondente em locais visíveis no ambiente de trabalho.

Ressalta-se que, conforme art. 51, inciso V, da Lei Complementar nº 123/2006, as microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) estão dispensadas da comunicação ao MTE, permanecendo, entretanto, obrigadas a comunicar o sindicato e a realizar a afixação do aviso interno, bem como observar os demais regramentos pertinentes.

Para protocolar as férias coletivas junto ao SECBHR, as empresas deverão encaminhar a documentação para o e-mail feriascoletivas@secbhrm.org.br.

O protocolo é gratuito e constitui etapa indispensável para assegurar a regularidade do procedimento perante a entidade sindical.

Documentos obrigatórios:

– Comprovação de afixação do aviso de férias coletivas nos locais de trabalho, contendo a indicação de datas e setores abrangidos.

– Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral (CNPJ) da empresa.

– Cópia da comunicação de férias coletivas protocolada junto ao órgão local do MTE, quando exigível, ou informação de dispensa no caso de ME ou EPP.

– Relação completa dos empregados abrangidos, por meio de relatório oficial que demonstre o quadro de trabalhadores ativos, como:

  • Relatório do FGTS Digital – Detalhe da Guia a Ser Emitida (eSocial); e/ou
  • Documento equivalente emitido pelo sistema de folha de pagamento, possuindo contato telefônico dos empregados.

O SECBHR destaca que a observância adequada dessas etapas é essencial para assegurar a correta formalização do procedimento.

Quanto ao abono pecuniário, o Ministério do Trabalho e Emprego orienta que, nas férias coletivas, sua concessão depende de acordo entre o empregador e o sindicato profissional: CLIQUE AQUI

Para esclarecimentos adicionais, as empresas podem contatar o Sindicato pelo telefone 2101-0111 ou acessar o site www.comerciariosbh.org.br. O link oficial para comunicação das férias coletivas ao MTE encontra-se disponível em: CLIQUE AQUI

Últimas notícias:

COMUNICADO DE RECESSO E FÉRIAS COLETIVAS
19 dez

COMUNICADO DE RECESSO E FÉRIAS COLETIVAS

COMUNICADO DE RECESSO E FÉRIAS COLETIVAS ⚠️ Atenção, associados! O Sindicato dos Comerciários entrará em recesso para recarregar as energias

Retrospectiva do ANO DO CENTENÁRIO DO SECBHR
16 dez

Retrospectiva do ANO DO CENTENÁRIO DO SECBHR

Compartilhamos com os comerciários e comerciárias de Belo Horizonte e Região a Retrospectiva de um ano intenso de muito trabalho

Utilização do trabalho em feriados autorizados em CCT
19 nov

Utilização do trabalho em feriados autorizados em CCT

Utilização do trabalho em feriados autorizados em CCT O SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS DE BELO HORIZONTE E REGIÃO - SECBHR, inscrito

FÉRIAS COLETIVAS – Procedimento para protocolo junto ao SECBHR
17 nov

FÉRIAS COLETIVAS – Procedimento para protocolo junto ao SECBHR

Uma conquista histórica A conquista do direito às férias no Brasil tem origem na intensa mobilização dos trabalhadores, com destaque

  • Atendimento em horário comercial.