O protagonismo dos Comerciários na regulamentação da jornada de trabalho para todas as categorias profissionais brasileiras está gravado na história. A atuação contra as jornadas abusivas já era vista em 1932, quando a mobilização da categoria impulsionou a conquista da carga horária de 48 horas semanais, no Governo Getúlio Vargas. Depois, em 1967, a categoria teve destacada presença na campanha pela redução da jornada de trabalho para 44 horas semanais no comércio de Belo Horizonte, que, novamente, apontou o caminho para outras categorias profissionais em 1988, na Assembleia Nacional Constituinte. Em 2025, os Comerciários de Belo Horizonte levantam a bandeira contra a escala 6×1, pois a classe está entre as que mais trabalham no país.
Érica Hilton entre Everton Ferreira (E) e o Advogado Wagner Viana, do SECBHR
O Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte e Região (SECBHR) tem atuado em campanhas em nível local e nacional que visam reduzir a jornada de trabalho, como a campanha pelo fim da jornada 6X1. Recentemente, Everton Ferreira esteve em Brasília e visitou a deputada federal Érica Hilton (PSOL-SP), autora da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) pelo fim da escala 6×1, que já tramita na Câmara Federal.
Em nome de João Periard, presidente do SECBHR, Everton Ferreira conversou com a deputada no plenário da Câmara e relatou os os diversos problemas relacionados à exaustiva jornada de trabalho no comércio, que incluem baixos salários e dificuldades na mobilidade urbana e segurança pública. Periard também é Secretário Nacional dos Comerciários da União Geral dos Trabalhadores (UGT).
João Periard, presidente do SECBHR, com a vereadora Iza Lourença, do PSOL, na Praça Sete, ponto central da capital Belo Horizonte
MAIS QUALIDADE DE VIDA
O sindicalista argumentou que a redução da jornada trará mais qualidade de vida para os comerciários. “Com mais tempo livre, o comerciário e a comerciária terão se dedicar ao convívio familiar, ao lazer e aos estudos, melhorando a saúde física e mental.
A deputada disse a Everton Ferreira que sua PEC vai mostrar se o interesse político e responsabilidade da Câmara com a vida dos trabalhadores brasileiros. “Vamos trabalhar duramente pela aprovação dessa proposta”, afirmou a parlamentar.
40 HORAS SEMANAIS – Outro Projeto de Lei que está em tramitação no Congresso Nacional foi apresentado pela deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS). A proposta propõe reduzir a jornada semanal dos Comerciários de 44 para 40 horas, além de estabelecer dois dias consecutivos de descanso remunerado, superando a escala 6×1.
PLEBISCITO POPULAR
Os Comerciários de BH abraçaram a campanha do movimento Vida Além do Trabalho (VAT) e reforçam o Plebiscito Popular “Por um Brasil Mais Justo”. O referendo, que colhe assinaturas pelo fim da Escala 6×1 em barracas itinerantes, também quer taxar os super-ricos na proporção do que ganham e que paguem mais imposto de renda.
A votação vai além de uma simples consulta, sendo um chamado em defesa dos direitos populares e por um Brasil forte e soberano. Os Comerciários (as), podem votar campanha do Plebiscito Popular na urna fixa que está na sede do SECBHR (Rua dos Tupinambás, 1045), no Centro de BH.
O voto ainda pode ser feito através do site do SECBHR – comerciariosbh.org.br -, ou pelo link https://plebiscitopopular.votabem.com.br/?id=10946GC2645, pelo computador, notebook e até mesmo pelo telefone celular.
Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)