É lançado “Atlas Comentado da Escala 6×1”
Comerciários estão entre os mais atingidos
No dia 1º de agosto de 2025 foi lançado o “Atlas Comentado da Escala 6×1”, durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), um dos mais importantes eventos dedicados a literatura e arte no país.
O Atlas é fruto de uma profunda pesquisa, conduzida pelo Observatório do Estado Social Brasileiro, o Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro e a Associação Trabalho, Rede, Acompanhamento e Memória – TRAMA. Para a sua confecção, foram coletadas informações e depoimentos de mais de 3.700 trabalhadores em 394 municípios brasileiros.
“A escala 6×1 não é apenas uma questão de organização do trabalho. Ela rouba o tempo de viver dos trabalhadores e trabalhadoras, impacta sua saúde física e mental, destrói o convívio familiar e bloqueia o acesso à cultura, à educação e ao lazer”, afirmam os organizadores Tadeu Arrais, Márcio Ayer e Rodrigo Ribeiro, em trecho da introdução.
“Os dados da pesquisa revelam que:
-27% dos trabalhadores relataram atestados médicos no último mês;
-33% gastam mais de 1h30 no deslocamento diário até o trabalho;
-A jornada 6×1 atinge especialmente jovens negros periféricos, com destaque para os setores de comércio, serviços e teleatendimento;
-70% dos trabalhadores relatam sintomas de estresse ocupacional, e mais de 30% já apresentam sinais de burnout.” [fonte: https://secrj.org.br/]
A publicação do Atlas vem em um momento importante para o movimento sindical brasileiro, em que sindicatos e movimentos populares em todo o país se mobilizam em defesa dos direitos trabalhistas e organizam-se em frentes como o VAT (Vida Além do Trabalho) e outros.
Após anos difíceis sob ataques constantes aos direitos históricos dos trabalhadores, as medidas anti-trabalhistas impostas pelas “reformas” sindical e previdenciária, os trabalhadores dão respostas unindo-se para recuperar o que é seu, manter e ampliar suas conquistas.
O Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte e Região saúda a iniciativa da publicação do “Atlas Comentado da Escala 6×1”. Assim que tivermos acesso ao seu conteúdo, o divulgaremos da forma mais ampla possível, combinando essa divulgação com a ampliação de nossas ações pelo fim da Escala 6×1, pelo DOMINGO NÃO!, contra o PL 851 da escravidão no comércio de Belo Horizonte, pelo respeito aos direitos Convencionados e a legislação vigente sobre o direito dos comerciários ao descanso nos domingos e feriados, pelo aprofundamento dos debates em torno da NR01 e dos riscos psicossociais impostos aos comerciários e de a todos trabalhadores brasileiros que enfrentam jornadas exaustivas.
SECBHR está engajando no Plebiscito Popular pelo Fim da Escala 6×1
Ao lado do movimento VAT, Centrais Sindicais e movimentos sociais, o Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte e Região mobiliza sua base para participar ativamente da consulta popular pelo fim da escala 6×1, por justiça tributária e pela isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$5.000,00. O Plebiscito Popular ocorre até setembro, por meio de urna fixa na sede, ações de rua e também de forma online CLICANDO AQUI
Com essa iniciativa, somamos nossas forças e nossas vozes em uma luta nacional que denuncia jornadas exaustivas e propõe um modelo de país mais justo.
Seguimos mobilizados e empenhados nessa campanha que é parte da luta de todos os trabalhadores e do enfrentamento das desigualdades que atravessam o mundo do trabalho.