Entre os dias 22 a 24 de agosto, mais de 400 lideranças sindicais dos Comerciários, dirigentes políticos e figuras de destaque no setor do comércio participaram do 1º Encontro Nacional dos Comerciários e Comerciárias, organizado pela União Geral dos Trabalhadores (UGT) em Foz do Iguaçu (PR).
Delegações de todo o país compareceram ao encontro e a delegação do Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte e Região esteve presente, liderada pelo presidente do SECBHR, João Periard, que também é Secretário dos Trabalhadores no Setor do Comércio da UGT Nacional.
O Evento foi aberto pelo companheiro Manasses Oliveira, presidente da UGT-Paraná e anfitrião do evento e foi marcado por temas de grande importância para os comerciários de todo o país.
A mesa de abertura contou com a presença do companheiro Ricardo Patah, presidente nacional da UGT; Darci Piana, vice-governador do estado do Paraná; Chico Pinheiro, prefeito de Foz do Iguaçu; Regina Cruz, superintendente regional do Ministério Público do Trabalho; Dr. Pedro Bastos, representando o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; José Gonzaga da Cruz, secretário geral adjunto da UGT; Jacira Carvalho, representando a Contec; Leocides Fornazza, presidente da Fecep; Maria Donizete, secretária nacional da Mulher da UGT; Cleonice Caetano, vice-presidente nacional da UGT; Claudemir Bastos, representante da Itaipú Binacional; Canindé Pegado, secretário geral da UGT; e Paulo Roberto, presidente da UGT-MG.
O primeiro dia do Encontro foi marcado por um debate profundo com foco nos desafios do movimento sindical dos comerciários, que deve estar atento as novas tecnologias, a atração de novos e jovens quadros capacitados para enfrentar os desafios do presente e do futuro. Temas como.
Os temas debatidos estão totalmente sintonizados com esses desafios: e-commerce, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável apontados pela ONU e ESG (Governança ambiental, social e corporativa) tema de grande importância e em pauta nas empresas e organizações preocupadas com o futuro.
O evento também contou, no segundo dia, com a presença de Luiza Trajano, fundadora do Magazine Luiza, que abordou temas cruciais para o comércio atual, como o e-commerce e as mudanças profundas provocadas pelo advento tecnológico, especialmente após a pandemia de COVID-19.
O 1º Encontro Nacional dos Comerciários e Comerciárias da UGT lançou a pedra fundamental de um movimento que não cessará, representou um momento de grande unidade, troca de ideias, comunhão de valores, princípios. Foi uma grande oportunidade para trocar experiências, ter conversas bilaterais com outros sindicatos, desfrutar da presença e do conhecimento de figuras proeminentes do movimento sindical, do meio político e do setor do comércio.
Como resultado do Encontro, foi lançada a CARTA DE FOZ DO IGUAÇU. Nela, a União Geral dos Trabalhadores, em nome dos mais de 3 milhões de trabalhadores que estão em suas bases, ressaltou a necessidade de reconhecer e se preparar para um mundo marcado por grandes e rápidas mudanças.
“A chegada do E-Commerce e das Novas Tecnologias, através da Quarta Revolução Industrial, do 5G, da Inteligência Artificial (IA), das Mídias Digitais, das Novas Governanças Ambiental, Social, Corporativa e das novas posturas nas áreas de Saúde e Segurança, exigem percepção, inteligência e muita determinação para enfrentar o atual cenário.
Para encarar esses desafios, temos instrumentos poderosos: SOLIDARIEDADE, INOVAÇÃO, ÉTICA, CIDADANIA e UNIÃO, que fazem parte da nossa UGT, desde a sua fundação.”
“Nesse documento aos nossos filiados, assumimos o compromisso de promover o conhecimento e a compreensão da chegada das novas tecnologias, tornando os trabalhadores e trabalhadoras representados pelas nossas entidades aptos para atuar no novo mundo do trabalho.”
A UGT faz apontamentos importantes que deverão nortear nossas lutas de agora, como a bandeira de que as próprias empresas treinem os trabalhadores demitidos, empregando-os em outras posições.
“Esse movimento deve ser ainda mais necessário em funções do comércio, onde o e-commerce já é uma realidade com novas exigências. Mesmo em lojas físicas, funções como caixas de supermercados ou lojas estão sendo substituídas por ferramentas tecnológicas.”
Estendendo seu olhar para além dos horizontes do comércio, destacou que as grandes mudanças tecnológicas impactam diversos outros setores e que é necessário buscar alternativas para garantir emprego e distribuição de renda diante dos grandes desafios trazidos por inovações como a Inteligência Artificial.
“O grande desafio da UGT e de seus sindicatos, portanto, será o de se aprofundar nas mudanças que as inovações trarão e apoiar os trabalhadores e suas famílias para que o futuro seja de mais justiça social e democrático, tendo como o ponto central o pacto firmado na Constituição Federal de 1988, onde se diz que “todas as pessoas são iguais perante a lei”.”
“Apoiamos e assinamos essa carta dispostos a enfrentar todos os desafios tecnológicos que teremos pela frente, sempre visando o bem de nossos trabalhadores e trabalhadoras no futuro que não virá, ele já se faz presente.”
Com essas palavras o presidente do SECBHR avaliou o Encontro: “O Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte e Região, a delegação composta por seus diretores presentes no 1º Encontro Nacional em Foz do Iguaçu, saúda a UGT e todos os sindicatos de Comerciários presentes nesse grande encontro. Eu, como Secretário dos Trabalhadores no Setor do Comércio da UGT, em nome do nosso companheiro presidente UGT Ricardo Patah, saúdo todos os comerciários e comerciárias por essa grande iniciativa. Esse encontro fortalece nossa luta e será o esteio para novas conquistas. Saímos com espírito renovado e confiantes do cumprimento das metas e compromissos firmados na Carta de Foz do Iguaçu.”