Pesquisar

Viva o 1º de maio!

Ano após ano, os trabalhadores de todo o mundo erguem suas bandeiras de luta. Essa data não respeita idade, não respeita fronteiras, não respeita idiomas, não há barreiras de gênero, credo ou cor da pele. O que nos une é nossa classe, nossa luta, nosso anseio por direitos e respeito àqueles que tudo produzem, que lutam e realizam as grandes obras e movimentam a economia de todos os países.

O 1º de Maio tem como sua origem grandes batalhas dos operários de Chicago, nos Estados Unidos, no ano de 1886. As lutas pela jornada de 8 horas de trabalho e por direitos elementares para os trabalhadores ergueram-se em grandes labaredas quando as lideranças do movimento foram perseguidas, presas, processadas e os mais destacados dirigentes foram mortos por defender irredutivelmente os direitos de milhões de trabalhadores.

Os Mártires de Chicago são a pedra fundamental desse caminho de lutas trilhado pelos trabalhadores de todo o mundo nesses 138 anos de batalhas históricas.

No Brasil, assim como nos outros países, as conquistas dos trabalhadores foram precedidas por mobilizações e duras lutas. Nada foi dado de “mão beijada”. Foi conquistado com suor, a custa de demissões, perseguições de companheiros, tortura e até morte de dirigentes sindicais e de trabalhadores nessas lutas.

13º salário, cesta-básica, férias, regulamentação da jornada de trabalho, direito ao descanso aos domingos e feriados, pagamento de horas-extras, licença maternidade e paternidade, as Normas Regulamentadoras dos Ambientes de Trabalho  (NR’s), o estabelecimento de leis trabalhistas e direitos garantidos por Convenção ou Acordos Coletivos de Trabalho, tudo isso é resultado de reuniões, organização, mobilizações, manifestações, greves e lutas históricas.

Não devemos nos esquecer nunca dessas lutas.

Nos últimos anos, esses direitos duramente conquistados foram alvos dos mais sórdidos ataques. Chamaram direitos básicos de “privilégios”. Senhores engravatados que gozam de 14º e 15º salários e toda sorte de benesses, salários astronômicos e que utilizam o erário a bel prazer ousaram dizer que os trabalhadores têm “direitos demais e deveres de menos”.

Operaram a “reforma” trabalhista para destruir mais de um século de conquistas dos trabalhadores. Destruíram a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Impuseram as terceirizações ao nível mais absurdo. Arrocharam ainda mais os salários e os trabalhadores voltaram a sentir o gosto amargo da inflação e da retração da economia.

Mas o mundo dá voltas e quem faz a roda da história girar para a frente são os bilhões de trabalhadores que neste primeiro de maio mais uma vez erguem suas bandeiras de luta!

Os trabalhadores Brasileiros – e os comerciários em particular são uma parcela considerável dessa força – devem elevar sua mobilização, sua consciência, e suas lutas para retomar aquilo que nos é de direito. Derrotar o atraso das “reformas” trabalhista e previdenciária não será tarefa fácil.

Por isso nos somamos ao movimento sindical dos comerciários e de outras categorias erguendo a consigna do fortalecimento da organização dos trabalhadores na campanha “O SINDICATO SOMOS NÓS, NOSSA FORÇA, NOSSA CASA, NOSSA VOZ”, para reforçar os laços entre os trabalhadores e sua organização em cada local de trabalho, em cada luta, em cada mobilização.

Celebramos o 1º de MAIO, esta data histórica, reafirmando que os trabalhadores, unidos e organizados vencerão e conquistarão seus direitos e reivindicações.

Nosso abraço fraterno aos Comerciários e Comerciárias de Belo Horizonte e Região.

Nossa saudação aos Sindicatos e organizações sindicais e populares de todo o Brasil e do mundo!

São os votos do Sindicato dos Comerciários de BH e Região.

  • Atendimento em horário comercial.