Pesquisar

Viva o 1º DE MAIO!

Em 1886, os trabalhadores de Chicago (Estados Unidos), deflagraram uma gigantesca luta pela redução da jornada para 8 horas de trabalho, entre outras demandas.. Essa luta se alastrou por todo o país e chamou a atenção de todo mundo. Assim, iniciaram uma jornada e levantaram labaredas que seguem acesas até os dias atuais. O 1º de maio de 1886 é um marco histórico porque os trabalhadores declaram através de seus atos que a conquista e defesa dos seus direitos seria obra da luta de sua classe.

Ao longo de 137 anos de duras batalhas, revezes e conquistas, resistência e avanços, seguimos elevando alto as bandeiras que unem os trabalhadores de todos os países e que no primeiro de maio ecoam em todo o mundo.

Atravessamos anos difíceis, sob duros ataques. As “reformas” trabalhista e da previdência representaram revezes para os trabalhadores e para a população de um modo geral.

Com a “reforma” trabalhista, os inimigos dos trabalhadores tinham um duplo objetivo. Primeiro, mutilar e retirar conquistas históricas como a regulamentação da jornada, 13º salário, deteriorar ao máximo as condições de trabalho, impor a terceirização em larga escala (inclusive nas atividades fim), mutilar e por fim a CLT, impor o negociado sobre o legislado. E o segundo e nefasto objetivo: estrangular as finanças dos sindicatos, dificultando e tentando impedir a organização dos trabalhadores. Dessa forma tentaram, a todo o custo, minar a resistência aos ataques sucessivos.

Tentaram acabar com o Ministério do Trabalho, o colocaram sob a tutela do “Ministério da Economia”, sangraram as Superintendências Regionais do Trabalho (Delegacias Regionais), sucatearam suas estruturas de fiscalização.

O movimento sindical seguiu enfrentando mil dificuldades. Muitos sindicatos chegaram ao ponto de fechar as portas. Outros tiveram que reduzir drasticamente sua estrutura, vender prédios e parte de seu patrimônio, mergulhar em dívidas para manter sua atividade.

Apesar destes ataques, o Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte e Região seguiu firme, buscando novas maneiras de se sustentar. Passamos por uma grande reorganização em nossa diretoria, otimizamos nosso trabalho, buscamos novas soluções para a gestão das estruturas de recreação e lazer. Seguimos unidos, enfrentamos os desafios juntos, defendendo a manutenção dos direitos conquistados, resistindo às tentativas de retiradas de direitos, e conseguimos em muitos momentos, quando muitos pensavam que era impossível, ampliar conquistas e obter vitórias em acordos coletivos e nas Convenções Coletivas assinadas.

Participamos de fóruns e debates junto a outros sindicatos, sempre sustentando que deveríamos atravessar os momentos de dificuldades com unidade e luta.

Com a vitória do presidente Lula nas últimas eleições, vislumbramos a possibilidade de, das cinzas e escombros, reerguer aquilo que foi golpeado e destruído ao longo dos últimos anos. E é isso que vamos fazer.

Temos consciência de que com essa vitória da democracia, não devemos simplesmente esperar. Mas temos uma rajada de luz e ar puro para agir!

Que nesse 1º DE MAIO, possamos celebrar com vigor redobrado o DIA INTERNACIONAL DO TRABALHADOR orgulhosos de sermos a grande força que tudo produz.

Neste 1º DE MAIO, erguemos ainda mais alto as bandeiras por:

MELHORES SALÁRIOS!

PELA REDUÇÃO DA TAXA DE JUROS E DA INFLAÇÃO DOS ALIMENTOS, REMÉDIOS, COMBUSTÍVEIS, ALUGUEL, LUZ, ÁGUA, GÁS… DO CUSTO DE VIDA DE UMA MANEIRA GERAL.

POR UMA GRANDE CAMPANHA DE SINDICALIZAÇÃO E FORTALECIMENTO DO SINDICATOS PARA QUE POSSAMOS LEVANTAR UM GRANDE MOVIMENTO PELA REVOGAÇÃO DAS REFORMAS QUE RETIRAM DIREITOS DOS TRABALHADORES!

 

Com essas palavras, saudamos os Comerciários de Belo Horizonte e Região e de todo o Brasil!

Saudamos os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil e de todos os países!

Saudamos o movimento Sindical dos Comerciários e o Movimento Sindical brasileiro e as organizações de classe.

Levantemos nossas cabeças! Nos orgulhemos de nosso papel e de nossa força! Nos orgulhemos de nossa história!

Viva o 1º DE MAIO! Viva os trabalhadores e trabalhadoras de todo o mundo!

 

João Pedro Periard

Presidente do Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte e Região

Últimas notícias:

Janeiro Branco: saúde mental também é direito do comerciário
14 jan

Janeiro Branco: saúde mental também é direito do comerciário

Janeiro Branco: saúde mental também é direito do comerciário Janeiro é tradicionalmente o mês de recomeços, reflexões e novos planos.

NOVIDADE! Em janeiro/2026 o Clube dos Comerciários estará aberto também às sextas!
19 dez

NOVIDADE! Em janeiro/2026 o Clube dos Comerciários estará aberto também às sextas!

Sextou no clube! Durante todo o mês de janeiro/2026, estaremos abertos às sextas-feiras pra você e sua família curtirem ainda

Retrospectiva do ANO DO CENTENÁRIO DO SECBHR
16 dez

Retrospectiva do ANO DO CENTENÁRIO DO SECBHR

Compartilhamos com os comerciários e comerciárias de Belo Horizonte e Região a Retrospectiva de um ano intenso de muito trabalho

Utilização do trabalho em feriados autorizados em CCT
19 nov

Utilização do trabalho em feriados autorizados em CCT

Utilização do trabalho em feriados autorizados em CCT O SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS DE BELO HORIZONTE E REGIÃO - SECBHR, inscrito

  • Atendimento em horário comercial.