Pesquisar

Superintendente do Trabalho, Carlos Calazans, visita o Sindicato dos Comerciários de BH e Região

Na manhã de 10 de abril, o Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte e Região (SECBHR) recebeu o recém-nomeado Superintendente regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais, Carlos Calazans, em sua sede.

Carlos Calazans foi incumbido, pela segunda vez, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para chefiar o mais alto posto de representação do Ministério do Trabalho em Minas Gerais e elegeu o Sindicato dos Comerciários de BH e Região como primeira entidade sindical a ser visitada após sua nomeação.

Carlos Calazans falou aos diretores do Sindicato e convidados, entre eles representantes da FECOMERCIÁRIOS (Federação dos Empregados no Comércio e Congêneres do Estado de Minas Gerais), Sindicato dos Comerciários de São João Del Rei, Comerciários de Barbacena, ASCOAP (Associação dos Comerciários Aposentados e Pensionistas de Belo Horizonte) e Sindicato dos empregados em Bares e Restaurantes de Belo Horizonte.

Em sua fala, Carlos Calazans agradeceu pela recepção organizada pelo SECBHR recordando-se de lutas históricas em defesa dos trabalhadores desde o início de sua militância Sindical, algumas delas ombro a ombro ao presidente do Sindicato João Pedro Periard e ao vice-presidente José Alves Paixão. Recordou a primeira vez em que atuou à frente da então Delegacia Regional do Trabalho, dos avanços e dificuldades enfrentadas, recordando-se da execução dos fiscais do trabalho em Unaí, no ano de 2004, sob sua jurisdição.

Carlos Calazans falou ainda das sucessivas retiradas de direitos trabalhistas ocorridas nos últimos anos e das dificuldades enfrentadas pelo Ministério do Trabalho e do processo que classificou como “retomada do Brasil”, com a recente eleição de Lula e dos desafios dos dias atuais para colocar novamente em pauta questões como a defesa dos direitos trabalhistas, a defesa e fortalecimento do próprio Ministério do Trabalho e as tarefas urgentes de desenvolver uma campanha em todo o estado pelo fortalecimento dos sindicatos “como primeira porta de salvaguarda do trabalhador e seus direitos”.

Calazans ainda falou de iniciativas a serem tomadas urgentemente pela Superintendência, como a criação de agendas com o governo estadual e outras autoridades para debater a “inaceitável primeira posição ocupada por Minas Gerais em trabalho escravo no país”. “É preciso debater e convencer as autoridades do estado que isso não é possível e aceitável” – destacou Calazans.

Carlos Calazans ainda assinalou duas datas próximas:

O dia 17 de abril, data em que tomará posse como Superintendente Regional do Trabalho. E o dia 28 de abril: Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. No dia 28/04/2023, a Superintendência Regional do Trabalho promoverá um seminário na Assembleia Legislativa de MG para debater o tema juntamente com fiscais e a sociedade.

O presidente do Sindicato dos Comerciários de BH e Região, João Periard, destacou que nesse dia (10/04/2023), em que completaram-se 100 dias de governo Lula, a presença do Superintendente tem um importante significado e que isso deve resultar em uma atuação ainda mais forte do sindicato para avançar na defesa e ampliação dos direitos dos comerciários.

Os dirigentes sindicais dos sindicatos de comerciários presentes destacaram, na ocasião, a importância das mulheres na categoria, que em vários segmentos representam número superior ao de homens e que merecem atenção e reconhecimento por seu papel, sua luta e empenho do movimento sindical na defesa dos seus direitos. Também foi levantado o tema das condições de trabalho e doenças do trabalho que pesam sobre a categoria. Diretores do sindicato se recordaram do histórico das lutas por melhores salários e por direitos elementares, como o acesso dos trabalhadores de shopping centers a água potável. Somente com muita luta, mobilizações e ações sindicais foram conquistadas adequações necessárias para o exercício da profissão e a aplicação das Normas Regulamentadoras.

Os diretores do SECBHR e demais presentes saudaram a presença do Superintendente Carlos Calazans e destacaram a necessidade de manterem-se unidos e mobilizados para seguir avançando.

**CLIQUE NAS FOTOS DA GALERIA ABAIXO PARA VER

  • Atendimento em horário comercial.