O Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte e Região repudia veementemente os atos criminosos de cunho terrorista praticados por grupos que atentaram contra a Democracia e a representação dos Três Poderes em Brasília no último 8 de janeiro.
É inadmissível que, em um país conhecido por ser uma das maiores democracias do mundo, tais manifestações criminosas, de intolerância e total desrespeito ao Estado Democrático de Direito ocorram.
Há meses, atos golpistas travestidos de “nacionalistas” perturbam a ordem, interditam vias, prejudicam a economia, o trabalho e as instituições de nosso país. São pessoas movidas por objetivos obscuros que não aceitam a decisão da maioria da sociedade brasileira que em um processo democrático elegeram Luiz Inácio Lula da Silva Presidente da República.
Esses atos criminosos são motivados por ideias políticas atrasadas e têm objetivos criminosos, atentam contra a Nação e seus pilares e não podem ficar impunes.
Há várias semanas esses episódios vinham sendo anunciados e assumindo caráter cada vez mais agudo e grave. De acampamentos em portas de quartéis, avançaram para ataques a prédios, tentativas de explosão de caminhões tanque em aeroportos, agressões a jornalistas e populares até que finalmente culminasse nesse crime de lesa pátria perpetrado em Brasília.
Estes agentes do atraso, do obscurantismo, inimigos do povo queriam um “novo Capitólio” e cavaram a cova do seu próprio projeto de destruição da nação. Que eles sejam submetidos a todo rigor da lei. Que os criminosos e todos que tramaram e financiaram esses crimes sejam exemplarmente punidos.
Nosso país e nosso povo atravessaram anos de privações, provações e sofrimento devido a aplicação de medidas antitrabalhistas, ‘reformas’ perversas, a escalada da inflação, da volta do Brasil ao mapa da fome, de uma pandemia que já ceifou centenas de milhares de vidas agravada pela negligência e negação da ciência.
Basta!
Nos somamos aos milhões de vozes que exigem o fim do golpismo, a punição exemplar para os criminosos que atentaram contra a nação e as instituições da democracia.
Não é possível retomar o crescimento da economia e encontrar o caminho para a prosperidade de nosso país sem uma democracia vibrante.
Em 30 de outubro de 2022, Dia do Comerciário, a democracia triunfou.
Em 1 de janeiro de 2023, presenciamos a mais significativa manifestação de como o povo brasileiro está disposto a reconduzir o Brasil para o caminho da estabilidade, do crescimento com justiça social, fortalecendo nossa democracia.
No dia 8 de janeiro, as cenas revoltantes, lamentáveis e criminosas foram seguidas da prova de que nossas instituições tão atacadas estão vivas e não permitirão que golpistas, terroristas e criminosos destruam nossa nação.
Democracia sempre!
João Pedro Periard
Presidente do Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte e Região