Pesquisar

“Minirreforma”: plano de novos ataques aos direitos trabalhistas

Quando o Senado vetou o texto da MP1045/2021 da ‘minirreforma’ trabalhista em setembro passado, o Sindicato dos Comerciários de BH e Região já antevia o silêncio que precede a tempestade. Mal passaram três meses, e já temos notícias de novos “estudos” e preparação para demolir mais direitos dos trabalhadores.

Desde 2017 o que vemos é o aprofundamento e aceleração de dita “reforma” que não acaba nunca e ao contrário do que se espera de uma palavra “reforma”, não vem para consertar ou melhorar, mas sim para danificar e destruir direitos historicamente conquistados pelos trabalhadores em mais de um século de lutas.

O que vemos é o aprofundamento das terceirizações em toda ordem, o “fim” e a reabertura do Ministério do Trabalho que está ao sabor de projetos políticos e o aumento do arrocho, informalidade e desemprego. Tudo isso travestido de mais empregos precarizados.

E dando prosseguimento a esse desmonte trabalhista, em 5 de dezembro foi noticiado um novo estudo encomendado para uma “nova reforma trabalhista”.

O estudo prevê mais de 300 alterações na CLT, entre elas um ataque a uma bandeira histórica dos comerciários, que é a do fim do trabalho aos domingos.

Entre os principais pontos desse estudo, noticiados pelo jornal Folha de S. Paulo, estão:

– Não reconhecer vínculo de emprego entre prestadores de serviços (motoristas e entregadores, por exemplo) e plataformas digitais (aplicativos).

– Liberar a imposição do trabalho aos domingos para todas as categorias, situação que historicamente nosso sindicato se opõe;

– Limitação do substituto processual aos associados de um sindicato;

– Admissão de sindicatos por empresa ou setor como medidas para atacar a unicidade sindical e também forçar a um nível maior a prevalência do negociado sobre o legislado e a imposição das mais de 300 mudanças na CLT

O Sindicato dos Comerciários, desde as primeiras fases das “reformas” (trabalhista e previdenciária), alertou para seus males e perfilou-se junto aos trabalhadores para resistir e defender seus direitos individuais e coletivos.

Mais uma vez convidamos o movimento Sindical e os trabalhadores para nos unirmos e defender a CLT, as Normas Regulamentadoras, e os direitos históricos repetidamente pisoteados.

E mais uma vez convocamos os trabalhadores, movimento sindical e setores populares a engrossar o grito e a firme posição de: NÃO à reforma trabalhista!

Últimas notícias:

Janeiro Branco: saúde mental também é direito do comerciário
14 jan

Janeiro Branco: saúde mental também é direito do comerciário

Janeiro Branco: saúde mental também é direito do comerciário Janeiro é tradicionalmente o mês de recomeços, reflexões e novos planos.

NOVIDADE! Em janeiro/2026 o Clube dos Comerciários estará aberto também às sextas!
19 dez

NOVIDADE! Em janeiro/2026 o Clube dos Comerciários estará aberto também às sextas!

Sextou no clube! Durante todo o mês de janeiro/2026, estaremos abertos às sextas-feiras pra você e sua família curtirem ainda

Retrospectiva do ANO DO CENTENÁRIO DO SECBHR
16 dez

Retrospectiva do ANO DO CENTENÁRIO DO SECBHR

Compartilhamos com os comerciários e comerciárias de Belo Horizonte e Região a Retrospectiva de um ano intenso de muito trabalho

Utilização do trabalho em feriados autorizados em CCT
19 nov

Utilização do trabalho em feriados autorizados em CCT

Utilização do trabalho em feriados autorizados em CCT O SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS DE BELO HORIZONTE E REGIÃO - SECBHR, inscrito

  • Atendimento em horário comercial.