Os persistentes temporais que caem sobre Minas Gerais nas últimas semanas deixam um rastro de destruição, mortes e desabrigados.
Primeiramente foi atingido o Norte do estado, assim como o sul da Bahia. No momento, a situação é dramática: mais de 140 municípios atingidos pelas chuvas estão em situação de alerta. Estradas bloqueadas, rompimentos de taludes e transbordamento de barragens, municípios estão evacuando moradores de áreas de risco de inundações e desabamentos. A tragédia em Capitólio que até o momento tem dez vítimas fatais confirmadas após o desabamento de uma rocha sobre lanchas. Nas últimas 48 horas, pelo menos 10 pessoas perderam suas vidas em MG por consequência das chuvas.
Mais de 17 mil pessoas já foram obrigadas a sair de casa. Em Honório Bicalho, a enxurrada mais parecia um rio de águas turvas e revoltosas que invadiu casas. A população local está sem água e rapidamente a corrente de solidariedade entre a população já criou campanhas as quais convidamos os comerciários para se engajarem rapidamente e com tudo o que puderem auxiliar. O mesmo ocorre em Belo Horizonte e Região Metropolitana. Informem-se e doem aquilo que for realmente necessário no momento.
A situação é grave e o momento agora é de mobilizar e auxiliar todos que precisam. Cobrar do poder público medidas e também se somar a todas as iniciativas que estiverem em curso.
Logo após, é preciso mapear as causas. Muitas delas já conhecemos e esses desastres, em sua grande parte, tem causas recorrentes e que passam por décadas de promessas não cumpridas ou cumpridas apenas como medidas cosméticas e que não solucionam os problemas dessas famílias que são afetadas em todas as estações chuvosas.
Infelizmente, somente após as tragédias esses temas voltam ao debate. Se essa é a hora de ajudar, também é a hora de cobrar soluções concretas para as causas de tantas perdas, sofrimento e dor para milhares de famílias.
O Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte e Região está se conectando com as redes de apoio às famílias atingidas e buscando a melhor forma de apoiar e se somar às campanhas em andamento.
Pedimos aos que puderem fazer doações de roupas, produtos de limpeza, cesta básicas e água potável que destinem suas doações a Sede do Sindicato dos Trabalhadores da Construção de BH e Região (MARRETA) que está funcionando como um ponto de doações e as destinará às famílias afetadas pelas chuvas.
Endereço do Marreta: Rua Além Paraíba, n° 425, bairro Lagoinha, Belo Horizonte – MG. Fazer as entregas de doações das 08:00 as 16:00hs.