É importante que todos tenham clareza do que está acontecendo e saibam defender seus empregos e seus direitos.
As Lojas Americanas têm ocupado as principais manchetes dos noticiários com a dívida na casa de R$40 bilhões, a queda drástica de suas ações na bolsa, o processo de Recuperação Judicial e todas as incertezas geradas a partir dessa situação tanto para o futuro da rede quanto para seus mais de 44 mil trabalhadores.
Bancos e outros credores das Americanas solicitaram o bloqueio de cifras bilionárias da empresa que também entrou com pedido de Recuperação Judicial nos Estados Unidos.
Em comunicado oficial, as Lojas Americanas tranquilizam fornecedores e trabalhadores, sinalizando que honrarão seus compromissos e que seguirão operando.
O Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte e Região (SECBHR) está percorrendo as lojas e em contato com os seus trabalhadores e vigilante diante de qualquer situação atípica. Temos percebido que as lojas seguem operando dentro de um ambiente de normalidade e sem descumprimento das normas e direitos trabalhistas.
Os diretores do SECBHR seguirão com as fiscalizações em nossa base territorial, ouvindo trabalhadores e colhendo relatos sobre as condições de trabalho.
É nosso dever estarmos vigilantes, esclarecer e apoiar os trabalhadores em qualquer ocorrência.
Enfrentar as crises não é tarefa fácil, sobretudo para os trabalhadores, sobre quem sempre recaem duras consequências. Entendemos que os mais de 700 trabalhadores e trabalhadoras das Lojas Americanas em nossa base territorial devam estar com preocupações, mas também entendemos que é preciso acima de tudo trabalhar e lutar para que seus postos de trabalho, seus salários e direitos sejam cumpridos e garantidos. Contem com o Sindicato dos Comerciários de BH e Região, estamos juntos para enfrentar esse momento.