28 de abril: Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho
Prevenir, respeitar as NR’s e valorizar o papel do Sindicato na fiscalização e cumprimento das normas e diretrizes para segurança do trabalho!
A vida e a segurança do trabalhador em primeiro lugar!
Dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab), desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), apontam que num intervalo de 10 anos – entre 2012 e 2022 – 25,4 mil trabalhadores brasileiros morreram em decorrência de acidentes de trabalho. Também foram registradas, nesse intervalo, mais de 6 milhões de Comunicações de Acidentes de Trabalho (CAT) junto ao Ministério e, nesse mesmo período, ocorreram 2,3 milhões de afastamentos pelo INSS em razão de doenças e acidentes relacionados ao trabalho.
Minas Gerais é o segundo estado do Brasil com o maior número de acidentes de trabalho, ficando atrás apenas de São Paulo, segundo a Superintendência Regional do Trabalho do estado. Em 2022, 63.812 acidentes de trabalho foram registrados em Minas Gerais, o que representa mais de 10% do total de acidentes de trabalho registrados em todo o país.
O dia 28 de abril remete a denúncia pela morte de 78 trabalhadores causada por explosão em uma mina nos Estados Unidos no dia 28 de abril de 1969.
As mobilizações por melhores condições de trabalho e pelo cumprimento das medidas de segurança individuais e coletivas dos trabalhadores resultaram no Abril Verde: uma data para marcar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, que levanta a bandeira da necessidade de se investir em políticas e práticas que garantam um ambiente de trabalho seguro e saudável.
O Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte e Região atua ativamente na luta pela implementação de um melhor ambiente de trabalho para os comerciários, fiscalizando os estabelecimentos comerciais, shopping centers, verificando suas instalações, desde os vestiários, passando pelos refeitórios, respeito a ergonomia, aos intervalos para descanso, o cumprimento da legislação quando aos feriados e trabalho aos domingos, pois entendemos que todas essas questões dizem respeito ao bem estar, segurança e saúde dos trabalhadores.
Nesse sentido, elaboramos uma cartilha trabalhista, com informações e orientações gerais aos comerciários, esclarecendo-os sobre seus direitos e sobre as Normas que devem ser respeitadas no ambiente de trabalho visando sua segurança e saúde.
Nos somamos às outras categorias, ao movimento sindical dos comerciários e em geral, às autoridades e instituições comprometidas com os direitos e interesses dos trabalhadores, Ministério do Trabalho e Ministério Público do Trabalho e todos os setores da sociedade envolvidos empenhados na defesa e ampliação dos direitos dos trabalhadores, pelo cumprimento das Normas Regulamentadoras do Trabalho e da legislação trabalhista para que possamos de fato reduzir e erradicar a causa de tantas mortes, mutilações, adoecimento e sofrimento de milhões de trabalhadores e suas famílias.