Pesquisar

A um passo do Centenário

Há 99 anos, em 11 de junho de 1925, na ainda jovem capital de Minas Gerais, surgiu a União dos Empregados no Comércio de Belo Horizonte que futuramente passou a se denominar como nosso Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte e Região.

Podemos dizer que nossa organização cresceu com a cidade e foi protagonista de suas grandes transformações.

Os comerciários sempre foram elemento ativo e pulsante de nossa economia e dos principais acontecimentos e lutas em nossa cidade.

Cada luta, cada conquista, tem a marca do empenho de gerações de comerciários.

Desde a década de 1920, quando conquistamos os primeiros benefícios para a saúde dos trabalhadores e suas famílias, passando pelos anos de 1930, quando os comerciários protagonizaram uma luta nacional que estabeleceu a jornada de 8 horas de trabalho, um marco de nossa história que deu origem ao Dia do Comerciário.

Avançamos em nossa organização, enfrentamos momentos de perseguições e intervenção sobre o sindicato durante a ditadura militar.

No ano de 1979, quando milhares de trabalhadores se levantaram em lutas e greves por todo o país, como no ABC paulista e também em Belo Horizonte e Região, os comerciários realizaram uma mobilização histórica e deflagraram uma Greve Geral em defesa dos direitos da categoria.

Os anos de 1980 e 1990 foram de avanços, ampliação de nossa base territorial. Cada vez mais comerciários buscavam o Sindicato como caixa de ressonância para suas reivindicações e caminho para conquista de direitos.

Foram essas lutas que nos trouxeram até aqui. Não foi um caminho fácil e sem obstáculos.

Os últimos anos tem sido de provações: enfrentamos quase completa destruição da CLT. As “reformas” trabalhista e previdenciária fizeram os direitos e condições de trabalho recuar quase um século. Os Sindicatos foram duramente atacados por governos que desejavam usurpar os direitos históricos conquistados através de décadas de lutas sem maiores resistências.

Mas a roda da história gira para a frente, mesmo com todas as forças do atraso atuando contra ela. E os trabalhadores resistem, lutam e tem defendido palmo a palmo suas conquistas, reconquistando aquilo que foi retirado.

Aqui estamos, companheiras e companheiros comerciários, a um passo do centenário de nosso Sindicato.

O Sindicato é a nossa casa, e a nossa base forte, é o nosso patrimônio construído com muita luta e esforço de centenas de companheiros que decidiram se dedicar por inteiro a nossa grande categoria. O nosso sindicato é a Família Comerciária, que está mais unida que nunca e que é capaz de grandes conquistas!

Às portas do Centenário, saudamos nosso grande Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte e Região.

Saudamos nossa grande categoria e toda a família comerciária.

Estamos nos preparando para um ano de celebrações que ficará para a história de nossa categoria. Ano que certamente será coroado com novas conquistas. Unidos, vamos adiante, honrando e escrevendo novos capítulos de nossa história.

Um abraço fraterno a todos.

João Pedro Periard

Presidente do Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte e Região.

Últimas notícias:

COMUNICADO DE RECESSO E FÉRIAS COLETIVAS
19 dez

COMUNICADO DE RECESSO E FÉRIAS COLETIVAS

COMUNICADO DE RECESSO E FÉRIAS COLETIVAS ⚠️ Atenção, associados! O Sindicato dos Comerciários entrará em recesso para recarregar as energias

Retrospectiva do ANO DO CENTENÁRIO DO SECBHR
16 dez

Retrospectiva do ANO DO CENTENÁRIO DO SECBHR

Compartilhamos com os comerciários e comerciárias de Belo Horizonte e Região a Retrospectiva de um ano intenso de muito trabalho

Utilização do trabalho em feriados autorizados em CCT
19 nov

Utilização do trabalho em feriados autorizados em CCT

Utilização do trabalho em feriados autorizados em CCT O SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS DE BELO HORIZONTE E REGIÃO - SECBHR, inscrito

FÉRIAS COLETIVAS – Procedimento para protocolo junto ao SECBHR
17 nov

FÉRIAS COLETIVAS – Procedimento para protocolo junto ao SECBHR

Uma conquista histórica A conquista do direito às férias no Brasil tem origem na intensa mobilização dos trabalhadores, com destaque

  • Atendimento em horário comercial.