Pesquisar

8 de março: As mulheres têm um mundo a ganhar!

O 8 de março é uma data histórica de enorme significado.

O Dia Internacional da Mulher não é uma data sexista, é uma data de luta.

A criação de um dia internacional em celebração à luta das mulheres em todo o mundo foi proposta pela alemã Clara Zetkin, Durante a Segunda Conferência Internacional das Mulheres em Copenhague, na Dinamarca, em 1910.

Esse tornou-se um marco histórico que deu sequência a grandes lutas por emancipação, direitos elementares, direitos políticos, econômicos, sociais, que tiveram e têm nas mulheres uma fonte inesgotável de coragem, força, decisão e exemplo.

Por isso, o 8 de março tem para as trabalhadoras e trabalhadores de todo o mundo tamanho significado. Tanto quanto o 1º de maio é reconhecido como o Dia Internacional dos Trabalhadores, o 8 de março deve ser celebrado pelas trabalhadoras e trabalhadores em todo o mundo num só empenho por varrer séculos de desigualdades, contra a subjugação da mulher ao papel exclusivo ao trabalho doméstico e educação dos filhos, contra todo tipo de violência e no repúdio e luta contra o feminicídio, pela promoção cada vez maior de mulheres a postos mais elevados e melhores salários e pela igualdade de salário entre homens e mulheres, pela ocupação pelas mulheres dos mais elevados e destacados postos na sociedade, sejam eles no trabalho ou na política.

O Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte e Região tem profundo orgulho de representar milhares e milhares de mulheres e de ter em nosso corpo da diretoria de base e executiva companheiras como Conegundes Sebbe e Geny Araújo e em seu nome homenageamos a todas as Comerciárias, guerreiras de nossa grande categoria.

Também gostaríamos de registrar aqui o papel destacado na sociedade por grandes mulheres como a Dra. Elaine Matozinhos, fundadora de Delegacias de Mulheres e do Idoso, deputada estadual na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e vereadora em Belo Horizonte e professora de Direito Penal na Faculdade Minas Gerais – FAMIG, em Belo Horizonte.

Júnia Marise, primeira mulher a representar os mineiros na Câmara dos Deputados desde a cassação de Nísia Carone pelo AI5 em 1969. Jornalista, Advogada e eleita vice-governadora de MG em 1986.

E a auditora fiscal do trabalho, Dra. Alessandra Parreiras Ribeiro, por seu abnegado trabalho como mediadora da Secretaria Regional do Trabalho em prol dos Direitos Trabalhistas e em defesa das conquistas das trabalhadoras e trabalhadores.

Em nome destas mulheres, exemplos de garra, trabalho, ética e luta, homenageamos as mulheres comerciárias e estendemos nossa saudação a todas as trabalhadoras do Brasil e do mundo.

Viva o 8 de março!

Últimas notícias:

Janeiro Branco: saúde mental também é direito do comerciário
14 jan

Janeiro Branco: saúde mental também é direito do comerciário

Janeiro Branco: saúde mental também é direito do comerciário Janeiro é tradicionalmente o mês de recomeços, reflexões e novos planos.

NOVIDADE! Em janeiro/2026 o Clube dos Comerciários estará aberto também às sextas!
19 dez

NOVIDADE! Em janeiro/2026 o Clube dos Comerciários estará aberto também às sextas!

Sextou no clube! Durante todo o mês de janeiro/2026, estaremos abertos às sextas-feiras pra você e sua família curtirem ainda

Retrospectiva do ANO DO CENTENÁRIO DO SECBHR
16 dez

Retrospectiva do ANO DO CENTENÁRIO DO SECBHR

Compartilhamos com os comerciários e comerciárias de Belo Horizonte e Região a Retrospectiva de um ano intenso de muito trabalho

Utilização do trabalho em feriados autorizados em CCT
19 nov

Utilização do trabalho em feriados autorizados em CCT

Utilização do trabalho em feriados autorizados em CCT O SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS DE BELO HORIZONTE E REGIÃO - SECBHR, inscrito

  • Atendimento em horário comercial.