DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O 8 de março, Dia Internacional da Mulher, já surgiu como um dia de lutas. Seu marco é uma manifestação liderada por milhares de trabalhadoras fabris na Rússia, em 1917, e depois foi reconhecida como dia de luta das mulheres de todo o mundo.

O 8 de março é para as mulheres o que o 1º de maio é para as classes trabalhadoras de um modo geral. É um dia conquistado, para ser lembrado e exaltado. Deve servir para elevarmos nossas consciências e nossas ações.

É dia de recordarmos todas as lutas que nos trouxeram até aqui, para que as mulheres conquistassem direitos, de voz, de voto, de trabalhar e ocupar os mesmos postos de trabalho e liderança que os homens, o direito sobre como se vestir, como se expressar, o direito sobre seus corpos e destinos.

São lutas em curso, com pequenos e grandes avanços, e que ainda demandam muito esforço da sociedade.

Temos hoje muitas situações melhores que nos séculos e décadas passadas, mas ainda é enorme o preconceito, a desigualdade de postos de trabalho e salário entre homens e mulheres. É inaceitável, absurdo, o número de mulheres tolhidas do seu direito de ocupar postos no mercado de trabalho porque lhes é imposta a obrigação de cuidar dos filhos e da casa. E as que trabalham “fora”, também trabalham em casa numa jornada dupla ou tripla, cuidando da casa e dos filhos sem que esse trabalho seja reconhecido como tal. Os números de agressões e feminicídios é algo inaceitável.

As mulheres brasileiras e de todo o mundo carregam sobre seus ombros um peso enorme e vão, com coragem e força, rompendo barreiras enormes e conquistando vitórias.

Nosso imenso reconhecimento às nossas guerreiras comerciárias e as mulheres batalhadoras de todo o mundo!

Nosso abraço fraternal às diretoras e colaboradoras do Sindicato dos Comerciários de BH e Região que desempenham funções essenciais, de direção das lutas sindicais, da secretaria, jurídico, das tarefas diversas em nossa sede social, Clube Recreativo e Colônia de Férias.

Vocês são imprescindíveis e exemplo de garra, trabalho e luta!

É nosso dever exaltar seu papel e dedicar nossos esforços para que as mulheres assumam seu lugar como protagonistas em todos os ambientes que elas estejam, e dediquem sua força transformadora em tudo, para que avancemos como sociedade e como humanidade.

São os votos do Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte e Região.

Feliz Dia Internacional da Mulher!

Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte e Região
Rua Tupinambás, 1.045 - Centro - BH I (31) 2101-0111